Timidez
A timidez pode se manifestar diferentemente em cada pessoa, e existe todo um acompanhamento terapêutico especializado para as pessoas tímidas.
Existem os tímidos de momento. A ansiedade só é sentida em determinadas situações como falar em público, pedir alguém em namoro, abordar algum desconhecido, procurar emprego, ser entrevistado.
Há, igualmente, a timidez patológica e a fobia social ( que demandam um tratamento psicoterapêutico especializado). Temos aqui uma grande inibição e uma quase intransponível dificuldade de se adaptar a uma nova situação.
Características e sintomas de um tímido: Grande e inexplicável ansiedade; insegurança (medo de fracassar, de ser rejeitado, de parecer ridículo); preocupação excessiva com a opinião e julgamento alheios; voz trêmula, gagueira, vergonha; medo do ridículo; dificuldade de se apresentar; necessidade constante de inventar desculpas e de recusar convites; baixa auto-estima e auto-confiança; auto-imagem negativa; sentimento e sensação de menos valia; necessidade de se isolar.
Psicólogo/Psicoterapeuta Hélio Borges Júnior